quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

A


Aciculifoliadas - compõem-se de espécies com folhas pontiagudas, adaptadas às baixas temperaturas. No Brasil, ocorrem especialmente nas áreas mais elevadas da bacia do Paraná, onde se verifica o clima subtropical, com verões brandos.

Aclimatação – adaptação assistida do animal proveniente de uma área climática diferente.

Afloramento rochoso -  rocha exposta, sem cobertura de solo.

Agentes formadores do relevo - São fenômenos que atingem a superfície terrestre, mas que têm origem nas altas temperaturas e pressões do interior do globo: tectonismo, vulcanismo e terremotos.

Agentes modeladores do relevo - na maioria das vezes são fenômenos vinculados à ação do clima. Dentre eles, destacam-se: águas correntes, dinâmica glacial, dinâmica glacial, intemperismo e a ação antrópica. Ver agentes modificadores Abalos sísmicos – terremotos e maremotos — tremores que afetam a superfície terrestre e que se devem aos rápidos movimentos do interior do planeta causados pelo vulcanismo ou pelo tectonismo.

Agreste - Constitui uma faixa paralela à costa, entre a Zona da Mata e o Sertão (a leste do topo da chapada de Borborema).

Agricultura extensiva - é praticada de diversas formas, caracteriza-se pelo uso de técnicas tradicionais, ultrapassadas perante os demais países.

Agricultura intensiva - corresponde à agricultura moderna ou comercial,desenvolvida comlarga aplicação de capital e recursos técnicos, pouca mão-de-obra (normalmente assalariada), em propriedades de qualquer tamanho — pequeno, médio ou grande.

Agricultura itinerante – aquela que é praticada por pouco tempo em uma determinada localidade, logo a área é abandonada e o processo se dá em uma nova localidade.

ALCA - Em dezembro de 1994, na reunião de cúpula das Américas (em Miami), por proposta do então presidente norte-americano (Bill Clinton), foi firmado o compromisso de formação da Área de Livre Comércio das Américas (Alca), reunindo 34 países.

América Anglo-Saxônica - A denominação “anglo-saxônica”, dada à porção norte do continente(Canadá e Estados Unidos), deriva do fato de ela ter sido povoada, predominantemente, por ingleses (descendentes dos povos anglo-saxões europeus). Embora outros países da América também tenham sido colonizados por ingleses, a denominação anglosaxônica só é aplicada a esses dois países desenvolvidos docontinente, pois os demais se diferenciam muito deles sob o ponto de vista da forma de colonização,formação étnico-lingüística e nível de desenvolvimento socioeconômico.

American way of life - estilo de vida baseado no automóvel, no conforto urbano, no inconfundível estilo de vida norte-americano, que passou a ser difundido como ideologia através da música, do cinema e de revistas, transformando-se em símbolo do capitalismo e num almejado sonho demuitas pessoas e países.

Anamorfose – é um mapa no qual as superfícies reais (geralmente países do mundo ou estados e regiões de um país) sofrem uma distorção para se tornarem proporcionais à variável que está sendo representada.

APA – Área de proteção ambiental.

Arrendatários - São produtores rurais que pagam em dinheiro para utilizar a terra, como se fosse um “aluguel” da terra, nesse período ele poderá utilizá-la na agricultura ou pecuária. Em geral dispõem de certo capital e de equipamentos.
Asinino - Montaria e transporte de carga, Grande capacidade de sobrevivência em ambientes hostis.

Assalariado Permanente - São trabalhadores rurais que recebem salários permanentes, são amparados por todos direitos trabalhistas estipulados nas leis brasileiras.  Moram nas propriedades em que trabalham, mantendo vínculo empregatício, com registro profissional e todos os direitos legais.

Assalariado temporário ou sazonal - São trabalhadores que recebem salários, mas o seu trabalho é realizado em apenas uma parte do ano, um exemplo disso são os períodos de colheita.

Associação Européia de Livre Comércio (AELC – European Free Trade Association) - Esta organização visava facilitar a cooperação econômica por meio de acordos bilaterais de comérciode produtos agrícolas e industriais. Com sede em Genebra (Suíça), seus membros são hoje:Islândia, Liechtenstein, Noruega e Suíça. A organização foi perdendo força devido à integraçãode seus membros ao MCE ou à União Européia: Reino Unido e Dinamarca (1973), Portugal (1986), Finlândia e Áustria (1995).

Assoreamento – depósito acelerado de material no leito dos rios; rios vão ficando rasos e com águas turvas; na época das cheias o rio irá transbordar além do normal. Resultado do desmatamento no arredor dos rios.


Voltar para o GLOSSÁRIO

FONTE:

Nenhum comentário:

Postar um comentário