terça-feira, 26 de junho de 2012

Gabarito - páginas 40 até 45 - 2º Ano



GABARITO DAS ATIVIDADES DO POSITIVO – 2º Ano
Respostas da página 40.

11.      Quantas regiões metropolitanas há em cada região brasileira?
Região Norte: 3; Região Nordeste: 14; Região Sudeste: 7; Região Sul: 15; Região Centro-oeste: 3.
22.      Quais foram as regiões metropolitanas criadas em 1973?
São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre, Recife, Salvador, Curitiba, Belém e Fortaleza.
33.      Quais são as unidades federativas que não possuem regiões metropolitanas?
Acre, Rondônia, Roraima, Tocantins e Mato Grosso do Sul.

Respostas das atividades das páginas 41, 42, 43, 44 e 45 do Positivo:
11.      E
22.      E
33.      (02)
44.       
a)      Sítio urbano – local onde uma cidade foi construída, que pode ser uma planície (Manaus, Paris), um planalto (Brasília, Madri), uma serra (Campos de Jordão), entre outros.
Função urbana – diz respeito á característica principal pela qual uma cidade é conhecida. Existem cidades religiosas (Aparecida/SP); industriais (Volta Redonda/RJ); administrativas (Brasília/DF); militares (Resende/RJ); e turísticas (Fortaleza/CE). As cidades, de uma maneira geral, não vivem isoladas. Elas estabelecem um sistema de relações que envolve um fluxo de pessoas, mercadorias, serviços e informações.
Rede urbana – Sistema que desempenha função urbana.  A rede urbana brasileira tem como principal característica as disparidades regionais, pois ela é bem articulada no Sudeste, mas isso não ocorre nas regiões Norte e Centro-Oeste.
Conurbação – é a superposição ou o encontro de duas ou mais cidades próximas em razão de seu crescimento. Pode ocorrer entre cidades do mesmo tamanho ou de tamanhos diferentes. São exemplos: Juazeiro (BA) e Petrolina (PE); Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha (CE).
b)      Nos países desenvolvidos, diferentemente dos países subdesenvolvidos, a urbanização ocorreu de forma mais lenta e integrada com a área rural, iniciando-se com a Revolução Industrial e seguindo até os dias de hoje. Alguns fatores contribuíram para esse processo, entre eles, a atração exercida pelas cidades (indústria, emprego, melhores salários, condições de saúde e educação) e a mecanização agrícola, que expulsou trabalhadores das áreas rurais. No caso dos países subdesenvolvidos, em geral, o processo de urbanização intensificou-se após a Segunda Guerra Mundial e não foi uniforme. Alguns países industrializaram-se; outros permanecem predominantemente agrários e com uma população rural bastante expressiva. Tanto os países desenvolvidos como os subdesenvolvidos passam por problemas, como trânsito complicado, poluição visual, auditiva, do ar,  do solo e das águas, além da violência.
c)      Conhecer a estrutura ocupacional da população é da maior importância para o planejamento socioeconômico de um país. No Brasil, uma parcela considerável da população jovem dedica-se a subempregos, atividades não regulamentadas que constituem a economia informal. Nesses casos, os trabalhadores não participam do sistema tributário (não pagam impostos), não têm carteira assinada (perdendo, portanto, direito a férias ou a décimo terceiro salário) e quase não têm acesso aos direitos trabalhistas. É o caso dos vendedores ambulantes, dos guardadores de carros, dos diaristas urbanos e rurais, entre outros. O Estado perde economicamente, por não arrecadar os impostos necessários aos investimentos sociais, e os trabalhadores perdem por não usufruírem dos direitos conquistados pela classe.
55.      C
66.      FVFVV
77.      B
88.      D
99.      II-III-V
110.  B
111.  D
112.  E
113.  C
114.  C
115.  C



Nenhum comentário:

Postar um comentário