domingo, 2 de setembro de 2012

Fixação do Capítulo 5 do 2º volume - 6ª Série

Respostas das questões desenvolvidas em sala de aula.


11.       Por que o relevo influencia na preparação da terra para o cultivo?
Porque a técnica empregada em um terreno plano não é a mesma utilizada em uma área de declive.

22.       De que é composto o solo?
O solo é constituído de tipos variáveis de minerais e de húmus (matéria orgânica decomposta por ação de organismos no solo).

33.       A que se refere a expressão “expansão da frente agrícola”?
Refere-se à chegada do ser humano em áreas novas até então não exploradas economicamente. Em geral, isso ocorre em função dos incentivos fiscais e dos empréstimos governamentais, que facilitam a ocupação das chamadas fronteiras agrícolas.

44.       O que é agricultura de precisão?
É a agricultura que leva em conta a aplicação das novas tecnologias de acordo com os diferentes espaços explorados. Isso inclui o manejo, os insumos e a cultura. Nos países mais desenvolvidos, os agricultores já contam com sofisticadas técnicas, como o uso de imagens de satélite, por exemplo, para melhor análise dos solos.

55.       O que é agricultura itinerante?
É um tipo de sistema agrícola primitivo, adotado historicamente nas áreas de florestas tropicais, em que o ser humano derruba um trecho da floresta, queimando-o como preparo da terra para cultivo de subsistência. Dessa forma, ele obtém, durante poucos anos (4 a 6), alimento. Depois desse tempo, ele abandona essa área, pelo fato dela ter se tornado improdutiva, passando então, a ocupar novos trechos da floresta e, assim por diante.

66.       O que significa rotação de culturas?
Consiste em alternar, anualmente, espécies vegetais, numa mesma área agrícola. As espécies escolhidas devem ter, ao mesmo tempo, propósitos comerciais e de recuperação do solo.

77.       Quais as vantagens da rotação de culturas?
Além de proporcionar a produção diversificada de alimentos e de outros produtos agrícolas, se adotada e conduzida de modo adequado e por um período suficientemente longo, essa prática melhora as características físicas, químicas e biológicas do solo.

88.       O que significa “pousio”?
Corresponde à área que é posta em descanso, na rotação de culturas, a fim de recuperar os nutrientes.

99.       O que é “agrobusiness”?
Corresponde à soma total das operações de produção e distribuição de insumos e novas tecnologias agrícolas, produção propriamente dita, armazenamento, transporte, processamento e distribuição dos produtos agrícolas e seus derivados.

110.   Que tipo de solo é considerado bom para a agricultura?
O solo considerado de bom potencial agrícola é aquele que possui boa fertilidade natural, permite um escoamento das águas e se encontra em uma área relativamente plana. É neste tipo de área que o manejo de máquinas se torna mais facilitado.

111.   O que é voçoroca?
A voçoroca corresponde a um buraco ou fenda, formada pela combinação de processos erosivos superficiais e demonstra um desequilíbrio no ambiente. Pode ser causada pelo desmatamento excessivo próximo a nascentes de rios e pelo plantio incorreto.

112.   O que é hidroponia?
A palavra hidroponia vem do grego (hydro = água e ponos = trabalho). É um sistema de cultivo, dentro de estufas, sem uso de solo. Os nutrientes de que a planta precisa para o desenvolvimento e a produção são fornecidos somente por água enriquecida com os elementos necessários.

113.   Conceitue “agricultura orgânica”:
Sistema de produção agrícola com o objetivo de promover e fortalecer a saúde do meio ambiente, preservar a biodiversidade, os ciclos e as atividades biológicas do solo. Este sistema não utiliza substâncias químicas que agridem o solo e o ser humano.

114.   O que são produtos transgênicos?
Os transgênicos resultam de experimentos da engenharia  genética, nos quais, o material genético é movido de um organismo a outro, visando a obtenção de características específicas.

115.   O que é Biotecnologia?
É um processo tecnológico que permite a utilização de material biológico de plantas e animais para melhorar a produtividade seja no campo ou na indústria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário