terça-feira, 6 de novembro de 2012

Fixação dos capítulos 13 e 14 - Gabarito

COMPLETE AS PALAVRAS CRUZADAS:



1.       Nelas os elementos que compõem o petróleo são separados, pois cada um tem um ponto de ebulição diferente.
2.       Sua queima produz baixa emissão de resíduos e de dióxido de enxofre e é considerado a mais limpa das fontes de energia entre os combustíveis fósseis.
3.       Possui cerca de 90% de carbono, apresentando, dessa forma, alto teor energético (carvão duro).
4.       Combustível formado pelo acúmulo de materiais orgânicos, principalmente de restos de vegetais em ambientes úmidos, que foram transformados devido à pressão e às temperaturas elevadas.
5.       Resulta da exposição do linhito à temperatura e à pressão mais alta, devido ao soterramento contínuo,
6.       Material macio, de cor marrom, mais compacto que a turfa, com teor de umidade mais baixo e eficiência energética maior.
7.        Nela é possível identificar as espécies vegetais depositadas, é leve e apresenta alto teor de umidade, portanto, sua eficiência energética é baixa, apesar de queimar facilmente quando está seca.
8.       Altera o fluxo normal do rio e origina o reservatório que, além de armazenar água, tem como função produzir o desnível necessário para gerar energia, captar a água em volume constante e adequado e, também, regular a vazão do rio em períodos de chuva e de estiagem.
9.       Energia oriunda de substâncias orgânicas inalteradas (animal, micro-organismos e vegetal).
10.   É derivado de cereais e vegetais.
11.   Matéria-prima do etanol no Brasil.
12.   É encontrado nas bacias sedimentares, principalmente naquelas em que ocorreu o afundamento da crosta terrestre, acumulando sedimentos do soterramento de restos vegetais e animais com baixo suprimento de oxigênio, não havendo decomposição total desse material.
13.   Tecnologia das turbinas eólicas
14.   Forma-se do confinamento dos sedimentos soterrados que, durante milhões de anos, sofreram reações químicas decorrentes de elevadas temperatura e pressão.
15.   São conjuntos arquitetônicos constituídos por equipamentos que têm a função de gerar energia elétrica por meio da utilização do potencial hidráulico de determinado rio, cuja força da água é transformada em energia.
16.   Também definido como álcool etílico, é derivado de cereais e vegetais.
17.   Energia obtida com a movimentação do ar. Considerada uma energia limpa, abundante, renovável e disponível em grande parte do mundo.
18.   Eletricidade gerada por meio de usinas que usam determinados elementos químicos radioativos.
19.   É considera uma fonte limpa, renovável e não poluidora de energia e pode ser utilizada de forma ativa ou passiva.


COLOQUE V OU F E JUSTIFIQUE SE FOR FALSA:
(  F ) Em uma região onde os ventos atingem 4m/s, existem turbinas eólicas funcionando em perfeito estado e gerando energia normalmente.
Isso não é possível. Para que a produção seja tecnicamente aproveitável, é necessário uma velocidade mínima do vento entre 7 e 8 m/s, a uma altura de 50m.
( V ) O empecilho para a instalação de mais usinas eólicas é o seu alto custo, já que a energia gerada por essa fonte representa em torno de 60% e 70% a mais do que energia hidrelétrica.
( V ) Biomassa é a energia oriunda de substâncias orgânicas inalteradas e a sua utilização para gerar energia pode ser feita na sua forma bruta.
(  F ) A utilização de milho e de cana-de-açúcar para a produção de combustíveis renováveis favorece a preservação das características originais do solo.
Para a produção do etanol são necessárias grandes áreas cultivadas (monocultura). Cultivar uma espécie por muito tempo retira do solo apenas os nutrientes que a espécie necessita, portanto, não preserva as características originais do solo.

COMPLETE:
1.       O etanol, também definido como álcool etílico, é derivado de cereais e vegetais.
2.       No Brasil, o etanol provém de cana-deaçúcar e, nos Estados Unidos e no México, é produzido de milho.
3.       O etanol apresenta-se sob a forma líquida e é incolor.
4.       O Sol é considerado uma fonte de energia limpa, renovável e não poluidora.
5.       A biomassa é a energia oriunda de substâncias orgânicas inalteradas e a sua utilização para gerar energia pode ser feita na sua forma bruta.

CITE:
1.       Exemplos de fontes de energia não renováveis:
Petróleo, carvão mineral, gás natural e urânio.
2.       Características da energia eólica:
É limpa, abundante, renovável e disponível em grande parte do mundo.
3.       Duas fontes de energia renovável:
Energia eólica (hídrica, solar, geotérmica, da biomassa, das ondas e marés.

RESPONDA:
1.       O que são fontes renováveis de energia? Cite exemplos:
Denominadas de fontes energéticas ilimitadas, são repostas espontaneamente pela natureza ou por intervenção humana, a curto ou médio prazo. Ex.: solar, eólica, geotérmica, biomassa e hidrelétrica.
2.       Como é formado o carvão mineral?
É formado pelo acúmulo de materiais orgânicos, principalmente de restos de vegetais, em ambientes úmidos que, devido à pressão e às temperaturas elevadas, resultantes do soterramento, transformam-se em carvão mineral.
3.       Quais suas fases?
Turfa, linhito, hulha e antracito.
4.       Que elementos compõem as usinas hidrelétricas?
Barragem, tubulações, turbinas e vertedouro.
5.       O que é biomassa?
Biomassa é uma fonte de energia limpa e renovável, oriunda de substâncias orgânicas inalteradas, cuja utilização pode ser feita na sua forma bruta. Ex: animais, micro-organismos e vegetais.
6.       Que cereais são utilizados para a fabricação do etanol no Brasil, nos Estados Unidos e no México?
Brasil – cana-de-acúcar;
EUA e México – milho.
7.       O que são fontes alternativas de energia?
A expressão “fontes alternativas” está relacionada à energia mais limpa, mais pura, menos poluente, encontrada na natureza em quantidade, a princípio, suficiente para suprir a demanda energética.
8.       Quais as características das turbinas eólicas?
Eixo de rotação horizontal, três pás, alinhamento ativo, gerador de indução e estrutura não flexível.
9.       Qual a primeira usina hidrelétrica construída? Quando e onde?
A usina Hidrelétrica Niágara Falls, em 1897, localizada próximo às cataratas do Niágara, nos EUA.
10.   Qual a matéria-prima utilizada na produção de energia nuclear? Qual é a mais utilizada?
São utilizados determinados elementos químicos radioativos. A matéria-prima mais utilizada na produção de energia nuclear é o urânio.
11.   O que é necessário para a avaliação do potencial eólico de uma região?
Para a avaliação do potencial eólico de uma região, é necessária a análise sistemática dos dados sobre a velocidade e o regime de ventos.
12.   Fale sobre a energia eólica:
É obtida através do vento, considerada uma energia limpa, abundante, renovável e disponível em grande parte do mundo.
13.   De que formas a energia solar pode ser utilizada? Explique:
A energia solar pode ser utilizada de forma ativa ou passiva. A forma ativa envolve a sua transformação em energia térmica ou elétrica, e a forma passiva corresponde a sua utilização para o aquecimento de residências e edifícios, incorporada à construção destes.
14.    Qual o tipo de energia que é obtida através do ar? Quais seus benefícios e desvantagens?
Eólica.
Benefícios – É uma energia limpa, abundante, renovável e disponível em grande parte do mundo.
Desvantagens – Alto custo de instalação, já que a energia gerada por essa fonte representa em torno de 60% a 70% a mais do que a energia hídrica; - As usinas eólicas emitem ruídos de baixa freqüência que podem prejudicar os moradores próximos; - Podem causar interferência na transmissão de televisão e, se estiverem instaladas em rotas migratórias de pássaros, podem configurar uma ameaça.
15.   Em que se transformam os restos vegetais que vão se acumulando?
Em turfa, na qual as espécies vegetais depositadas podem ser identificadas.
16.   O que são fontes de energia não renováveis?
São aquelas encontradas na natureza e que se extinguem quando utilizadas, pois a sua formação ocorre no tempo geológico.
17.   O que vem a ser linhito?
Material maciço de cor marrom, mais compacto que a turfa, com teor de umidade mais baixo e eficiêcia energética superior.
18.   Como se forma o petróleo ou óleo cru?
O petróleo ou óleo cru se forma quando ocorre o soterramento de restos vegetais e animais com baixo suprimento de oxigênio, não havendo a decomposição total desse material. Essa condição ambiental especial é encontrada nas bacias sedimentares principalmente naquelas em que ocorreu o afundamento da crosta terrestre, acumulando esses sedimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário