quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Gabarito dos exercícios de fixação do Capítulo 11 - 1º ANO


EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO DO CAPÍTULO 11
COMPLETE AS PALAVRAS CRUZADAS:


1.    Caracterizam-se por apresentarem folhas perenes e em forma de agulha (aciculifoliadas).
2.    Apresenta o mesmo aspecto fisionômico das formações de altas latitudes.
3.    Vegetação das altas latitudes em que predominam liquens, musgos e fungos.
4.    Bioma heterogêneo, perene, denso, de árvores altas, com entrelaçamento das copas, dificultando a passagem dos raios solares.
5.    É o bioma mais devastado do Brasil; ocupava a faixa litorânea do Rio Grande do Norte até o Rio Grande do Sul.
6.    Ecossistema formado pelo mangue e pela restinga.
7.    Situam-se, geralmente, em extensões planas ou com depressões e elevações suaves, com ventos praticamente constantes. Recebem denominações como: pradarias, estepes ou pampas.
8.    Formação vegetal típica das zonas com influência do clima temperado.
9.    São característicos de áreas de baixa precipitação e por amplitudes diárias extremamente acentuadas, podendo passar de 50° C de dia e cair para temperaturas negativas à noite.
10. Vegetação conhecida por campos sujos, por apresentarem vegetação rasteira e arbustos; são típicas da África Tropical, onde recebem nomes locais de “miombo” ou “mopane”.
11. Aparecem na Europa e na Ásia, correspondendo às mais vastas áreas cobertas por plantas herbáceas do mundo, adaptadas à exploração agrícola de cereais como, trigo e cevada.
12. Vegetação adaptada ao clima semiárido, com a presença de arbustos espinhentos e cactáceas (plantas xerófilas).
13. Bioma típico da Região Centro-Oeste, formado por espécies adaptadas a uma estação seca e uma úmida (plantas tropófilas).
14. Campos que são inundados no verão (estação das chuvas); ocupa uma das maiores planícies inundáveis do mundo, sendo considerado um santuário ecológico devido à sua biodiversidade.
15. Vegetação rasteira formada por gramíneas e pequenos arbustos que aparecem em diversas áreas do país; as maiores extensões estão no Rio Grande do sul, em uma área conhecida como campanha gaúcha.
16. Desenvolve-se em regiões de clima mediterrâneo, com verões quentes e secos e invernos amenos e chuvosos; é composta por estratos arbóreos, arbustivos e herbáceos.
17. Tipo de vegetação caracterizada por cobertura herbácea contínua, em que predominam gramíneas; localizam-se nas regiões temperadas frias, com precipitações reduzidas; estão localizadas, em sua grande maioria, no meio-oeste dos Estados Unidos, utilizadas, sobretudo, na produção de grãos.
CLASSIFIQUE A VEGETAÇÃO QUANTO AO GRAU DE UMIDADE, MUMERANDO A 2ª COLUNA DE ACORDO COM A 1ª:


( 1 ) Halófita
( 2 ) Tropófita
( 3 ) Xerófita
( 4 ) Mesófita
( 5 ) Higrófita
( 6 ) Hidrófita


(  5  ) Desenvolve-se em ambientes úmidos.
(  4  ) Vegetação que se desenvolve em ambientes com regularidade de chuvas.
(  6  ) Vegetação que se desenvolve dentro da água.
(  3  ) Adapta-se a ambientes áridos e semiáridos.
(  2  ) Quando se adapta a ambientes que possuem períodos úmidos e períodos secos, alternadamente.
(  1  ) Quando se adapta a ambientes salgados.



CLASSIFIQUE AS VEGETAÇÕES DE ACORDO COM O TIPO, NUMERANDO A 2ª COLUNA DE ACORDO COM A 1ª:


( 1 ) Arbórea
( 2 ) Arbustiva
( 3 )Herbácea
( 4 ) Litorânea


( 4  ) Espécie que recebe influências da ação do oceano, tanto e relação à salinidade da água quanto em relação aos ventos.
(  3  ) Predominam espécies de gramíneas, caracterizando a vegetação de campos.
(  2  ) Quando o porte das árvores é médio e pequeno.
(  1  ) Quando o bioma possui árvores de grande porte, como a Floresta Amazônica.



COMPLETE AS LACUNAS EM BRANCO:
1. Quanto à resistência das folhas, a vegetação pode ser caducifólia, quando as folhas caem em uma determinada estação, principalmente no inverno; ou perenifólia, quando as folhas permanecem durante o ano todo.
2.  A vegetação é resultado da combinação de fatores climáticos, tipos de solo, da presença e da quantidade de água em determinada região.
3. Os espaços de características homogêneas, onde convivem plantas, animais e micro-organismos associados, formam os ecossistemas com uma série de elementos comuns, como clima e os tipos de solo, entre outros.
4.  O Istmo do Panamá permitiu a interação de espécies entre a América do Norte, Central e do Sul, mas impediu a interação entre as espécies aquáticas do Pacífico e do Atlântico, por isso é caracterizado como um fator geográfico, que influenciou na distribuição dos seres vivos.
5. Determinadas características do solos, como a porosidade, os teores de areia, argila, a capacidade de retenção de água, sais e minerais, facilitam ou impedem vegetais e animais de se desenvolverem em determinadas áreas, sendo conhecidos como fatores edáficos
6. O fator climático é um dos mais importantes na distribuição das espécies, principalmente no que se refere à vegetação, pois o excesso ou a deficiência dos elementos que compõem o clima, principalmente a temperatura, resulta na incapacitação de desenvolvimento de uma espécie.
7. Os seres vivos também são importantes na distribuição dos organismos sobre a superfície terrestre, constituindo os fatores bióticos
8. O ser humano distribui-se em toda a biosfera e vem, há centenas de anos, transformando o ambiente, muitas vezes extinguindo inúmeras espécies animais e vegetais, ou introduzindo outras em vários locais, constituindo o chamado fator antrópico que influencia a distribuição dos seres vivos.
9. A altitude influencia o clima, principalmente a temperatura e a umidade.
10 As pradarias estão localizadas, em sua grande maioria, no meio-oeste estadunidense e são utilizadas, sobre tudo na produção de grãos.
11. As terras cobertas pelas mais vastas estepes do mundo estão na Europa e na Ásia e foram grandemente utilizadas para a exploração agrícola (ou agricultura).
12. A vegetação de altitude apresenta o mesmo aspecto fisionômico das formações de alta latitude.
13. Na América do Sul na um zoneamento vertical da vegetação que se apresenta classificada em quatro faixas de altitude que são:  a terra quente, a terra temperada, a terra fria e a terra gelada.
14. Na Europa devido ao desmatamento para uso agrícola e/ou para criação de animais, permanecem pequenas áreas remanescentes da floresta temperada, como a Floresta Negra, na Alemanha, e a Floresta de Sherwood, na Inglaterra.
15. Na Mata dos Cocais, a extração de carnaúba se destina à produção de cera.
16. O extrativismo do coco de babaçu é a principal atividade da Mata dos Cocais, pois sua semente é utilizada nas indústrias cosmética e alimentícia
17. Nas margens dos rios perenes, com solos permanentemente úmidos, surge uma vegetação denominada Mata Ciliar ou Mata Galeria, que tem a função de proteger os cursos de água do assoreamento.
18. A Mata Mata de Araucária ou Mata dos Pinhais está associada ao clima subtropical, ocorrendo em altitudes superiores a 500 metros.
19. A Araucária Angustifolia também é conhecida como pinheiro-do-paraná.
20. A erva-mate é uma planta nativa da Mata dos Pinhas ou Mata de Araucária.
21.  A vegetação de restinga se desenvolve em terrenos arenosos, próximos ao mar, com a presença de arbustos e plantas herbáceas.

RESPONDA:
1.       Quais são as características mais importantes de adaptação morfológica da vegetação de clima desértico?
- Seu enraizamento é profundo, o que permite alcançar o nível freático;
- São bem estendidas sobre o solo para poder captar água ao máximo durante as chuvas, quando houver;
- Possuem dispositivos contra evaporação, como espinhos no lugar de folhas.
2.       Cite e conceitue as formações vegetais diferenciadas devido ao relevo e à hidrografia que existem na Floresta Amazônica:
- Mata de Igapó: localiza-se às margens dos rios, permanece, portanto, alagada o ano todo;
- Mata de Várzea: apresenta grande diversidade de espécies e está sujeita a inundações periódicas;
- Mata de Terra Firme: ocupa a maior parte da região e não sofre inundações.
3.       Quais foram as principais atividades implantadas no bioma Amazônia que foram responsáveis pelo desmatamento de grandes áreas?
Agricultura, garimpo, construção de rodovias, mineração e extrativismo vegetal.
4.       Qual é o bioma mais devastado do Brasil?
A Mata Atlântica.
5.       Que atividades foram responsáveis pela redução da cobertura vegetal original do bioma Cerrado?
O cultivo de soja e a criação de gado bovino para corte.
6.       Conceitue a Mata dos Cocais e cite suas principais espécies:
Formação vegetal de transição entre os biomas Amazônia, Caatinga e Cerrado. É composta por palmáceas, como o babaçu, a carnaúba e o buriti.
7.       O que são mangues ou manguezais?
São ecossistemas situados em áreas alagadas e salobras, com espécies que possuem raízes aéreas que permitem maior absorção de oxigênio.
8.       O que são unidades de conservação?
São espaços territoriais legalmente instituídos com o objetivo de preservar a biodiversidade e as características relevantes do ambiente.
9.       Qual o objetivo do plano de manejo?
O plano de manejo é elaborado com o objetivo de definir o zoneamento ambiental da unidade de conservação. Define os setores ou as zonas com objetivos de manejo e normas específicas.
10.   O que são Hotspots de biodiversidade?
Referem-se a lugares com alta diversidade de espécies vegetais endêmicas e com mais de 70% do habitat original alterado.

Um comentário:

  1. Muito dinâmica essas atividades. Eu gosto muito de diversificar minhas atividades pedagógicas, mesmo no Ensino Médio. Palavras cruzadas, caça palavras, criptograma. Parabens!

    ResponderExcluir