quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Gabarito dos exercícios do Capítulo 16 - 2º ANO


Gabarito dos exercícios do Capítulo 16 do Positivo

COMPLETE AS LACUNAS EM BRANCO:
  1. O setor energético é um dos principais grupos das atividades humanas que impõe algum tipo de impacto negativo ao ambiente.
  2. Até mesmo as fontes alternativas de energia produzem impactos negativos.
  3. As usinas eólicas utilizam fonte limpa de geração de energia, que é o vento, mas produzem ruídos que podem afetar tanto os seres humanos, quanto os animais.
  4. A produção de energia por meio de elementos radioativos necessita de infraestrutura específica.
  5. Embora os critérios sejam rigorosos, as usinas nucleares apresentam riscos de vazamento de radioatividade, que podem gerar conseqüências gravíssimas para  o ambiente e para a população.
  6. O acondicionamento do lixo atômico é o principal problema de uma usina nuclear, pois não há um processo de descontaminação.
  7. Nos últimos anos houve um considerável progresso em relação ao desenvolvimento de tecnologias que minimizam os riscos de contaminação, contudo, ainda não são soluções consideradas satisfatórias.
  8. Os resíduos atômicos devem ser transportados, tratados e acondicionados de forma adequada, de acordo com as normas internacionais de segurança, para evitar qualquer tipo de contaminação.
  9. O acidente com césio-137 ocorrido em 1987 aconteceu em Goiânia, resultando em 6.000 toneladas de lixo radioativo, pela contaminação dos locais afetados.
  10. O césio-137 é um pó branco, parecido com sal, que brilha no escuro.
  11. O Brasil ainda não domina a tecnologia de tratamento e de reprocessamento do lixo nuclear.
  12. A construção da barragem altera o nível da água do rio, tanto antes, quanto depois da construção da usina, pois, para que ocorra o abastecimento constante de água e a energia elétrica seja gerada, é necessário construir o reservatório.


CITE O QUE SE PEDE:
  1. Exemplos de danos causados ao meio ambiente com a instalação de geradores de energia eólica:
Prejudicam as rotas migratórias de aves e suas instalações são consideradas como poluição visual, além de produzirem ruídos que podem afetar os seres humanos e os animais.
  1. Atividade desenvolvida pela sociedade com o objetivo de gerar energia, que pode desencadear alterações nas formas de relevo:
Mineração
  1. Atividades geradoras de energia que causam contaminação ou poluição do meio ambiente, devido aos resídos gerados:
Usinas nucleares e a construção de usinas hidrelétricas.
  1. As atividades econômicas que recebem produtos originados na extração mineral:
A construção civil, as indústrias e a geração de energia.
  1. Doença causada pela contaminação por lixo atômico:
Câncer.
  1. Países que dominam a tecnologia de reprocessamento dos resíduos nucleares, que é uma espécie de reciclagem das pastilhas:
França, Reino Unido e Japão (reaproveitam cerca de 95% do material).
  1. As características da dinâmica natural de um rio:
Processos erosivos, transporte de sedimentos, construção do seu canal e velocidade da água.


RESPONDA:
  1. Qual a atividade que mais causa impactos ao ambiente? Por quê?
O extrativismo mineral. Porque provoca a contaminação com materiais tóxicos, como o uso de mercúrio para a extração do ouro; joga nos rios toneladas de refugos não tratados; altera as formas de relevo, à medida que o mineral é extraído; pode modificar a vazão do rio; diminui a oferta de peixes; além de alterar o dia a dia da população com a contaminação de alimentos básicos.
  1. Que tipo de impactos podem ter origem ou serem potencializados com o extrativismo mineral?
Podem surgir processos erosivos, assoreamento de vales e de rios, o escorregamento de encostas, a degradação visual e estrutural da paisagem.
  1. Que medidas podem ser adotadas para minimizar os impactos ambientais causados pela mineração?
Há a necessidade de analisar cada área, com suas características e dinâmicas ambientais próprias, a fim de se desenvolver um plano de preservação, aumentando a fiscalização e induzindo as empresas a adotarem programas de recuperação das áreas mineradas.
  1. Qual a área de atuação de um engenheiro ambiental?
O engenheiro ambiental atua no diagnóstico, manejo, tratamento e controle de problemas ambientais urbanos e rurais, além de identificar e avaliar a dimensão do problema ambiental, ele consegue propor a solução, projetá-la, implantá-la e monitorá-la.
  1. Em que áreas os especialistas em engenharia ambiental podem trabalhar?
Encontram oportunidades de trabalho em centros de pesquisa, órgãos de gerenciamento e controle ambiental, organizações não governamentais, empresas de saneamento e de abastecimento de água, energia elétrica e vigilância sanitária, em universidades e departamentos de controle da poluição de instituições privadas e públicas, empresas de construção civil. Empresas de consultoria e órgãos encarregados da definição de políticas públicas ambientais também são potenciais empregadores desses profissionais.
  1. O que acontece em um rio que possui uma represa ao enfrentar longos períodos de estiagem?
Em longos períodos de estiagem, o rio, logo após a usina, tem seu volume de água reduzido, o que afeta a biodiversidade, o abastecimento de água, entre outros fatores.
  1. Quais são os principais impactos negativos decorrentes da construção de usinas hidrelétricas?
A inundação de extensas áreas, que prejudica as florestas e a produção agropecuária; a alteração da dinâmica hídrica do rio, que prejudica as espécies vegetais e, principalmente, as rotas migratórias dos animais e os hábitos de reprodução dos peixes; a geração de resíduos durante a construção e manutenção da usina; a alteração dos hábitos da população, principalmente os culturais, da comunidade indígena (se for o caso), entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário