domingo, 25 de novembro de 2012

Respostas da questão 1 da página 24 - 6ª Série


1. (PUC-Rio) O conhecimento da localização e o controle sobre o uso e as formas de apropriação da água potável no mundo estão entre as mais importantes estratégias dos Estados Nacionais, atualmente, para o seu fortalecimento econômico e geopolítico. Em relação ao Aquífero Guarani, responda ao que se pede:
a) Considerando-se o posicionamento do aquífero, no Centro-Sul brasileiro, conforme o mapa localização do Aquífero Guarani na América do Sul e no Brasil, o abastecimento de parte expressiva da população do país poderia ser melhorado? Justifique sua resposta:
Sim. Por ser a região geoeconômica mais dinâmica em termos de concentração populacional e atividades produtivas industriais e agropecuárias do país, o Centro-Sul poderá se beneficiar por encontrar-se no seu subsolo a maior parte do Aquífero Guarani. Esse reservatório de água doce subterrânea poderá ser a principal fonte de abastecimento de água potável para os principais centros urbanos, as cidades de porte médio e os espaços agrícolas mais dinâmicos das regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul do país, nas próximas décadas. A construção de aquedutos até os principais centros metropolitanos do país (São Paulo, Rio de Janeiro...) poderá reduzir o déficit desse recurso, que vem passando por racionamentos crescentes, ultimamente.
b) O aquífero poderá fortalecer, geopoliticamente, os países que compõem o Mercosul? Justifique a sua resposta:
Sim. O fortalecimento geopolítico do Mercosul poderá ser ampliado com o uso estratégico das águas do aquífero, pois, com o aumento da escassez de água potável do mundo, os recursos hídricos ganham status de “recurso estratégico”. Com a redução da oferta de água potável no mundo, muitos países estão promovendo políticas de contenção dos seus ainda existentes recursos hídricos potáveis; outros vêm buscando ampliar a sua capacidade de reciclar as águas utilizadas nas atividades humanas e até mesmo de importar tal recurso. Assim sendo, o potencial hídrico do Aquífero Guarani, se bem gerenciado pelos países sob os quais está localizado, poderá render bom dividendo, em termos de poder político internacional, ao Cone Sul, já que os países dessa região poderão barganhar vantagens regionais com as atuais potências mundiais sob bases mais igualitárias, ao usarem, politicamente, mais essa “moeda forte” regional, que é o aquífero.
c) Selecione e explique, a partir do desenho esquemático, duas ações humanas que são danosas na região onde se localiza o Aquífero Guarani e que vêm causando a poluição das suas águas:
Essas ações podem ser:
- A intensa industrialização do Centro-Sul. Os dejetos industriais lançados no ar atmosférico (gases tóxicos diversos, como os resíduos de metais pesados ou de compostos químicos orgânicos) retornam ao solo com a pluviosidade. Diluído, o lixo industrial penetra no subsolo, atingindo o aquífero por meio de fissuras estruturais ou da porosidade das rochas recipientes do aquífero. As águas fluviais poluídas por dejetos industriais diversos também migram, em grandes quantidades, para o aquífero.
- A crescente urbanização no Centro-Sul. A poluição associada à ineficiência do sistema de esgotamento sanitário aumenta a poluição nos espelhos-d’água urbanos, que são contribuintes com as águas para o aqüífero; essa urbanização intensa também aumenta o uso das águas subterrâneas por meio de poços (só no estado de São Paulo, são mais de 600 poços artesianos) que, poluídos pelo atraso no saneamento básico, acabam por afetar o aquífero pela percolação das água poluídas através da porosidade das rochas que reservam as suas águas ou das fraturas das rochas recipientes.
- Os aterros sanitários e lixões nas periferias dos grandes e médios centros da região. O chorume, além de ampliar a poluição dos espelhos-d’água com o escoamento superficial, migra para as águas subterrâneas que, por sua vez, chegam até o aquífero através da porosidade das rochas ou das fissuras estruturais das rochas recipientes.
- As atividades agrícolas comerciais da região. O manejo mecanizado dos solos, a aplicação intensiva e prolongada, em extensivas áreas, de fertilizantes inorgânicos, a grande concentração de agrotóxicos nas terras agrícolas do Centro-Sul e os dejetos orgânicos produzidos pela pecuária comercial (principalmente a suína) contribuem com o arrasto e a infiltração de nutrientes (especialmente nitratos), sais minerais e traços de compostos orgânicos para os aquíferos. Os resíduos químicos e orgânicos contaminam o solo e percolam¹ por meio da pluviosidade ou da intensa irrigação. O caminho dos resíduos se dá da mesma forma vista anteriormente.

­­­­­­­­­­­­­­­­­­­¹ Passagem lenta de um líquido através de um meio filtrante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário