quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

A Grande obra de Oscar Niemeyer

Traços de Niemeyer fazem de Brasília referência mundial em arquitetura contemporânea


A capital do país, que se tornou referência para arquitetos de todo o mundo, é a cidade que comporta o maior número de obras de Oscar Niemeyer.

Em Brasília, o arquiteto tem 50 edificações finalizadas. A maioria de seus projetos se encontra no Plano Piloto, região central de Brasília. No local, é possível apreciar algumas de suas obras como os Ministérios, a Praça dos Três Poderes e o Complexo Cultural da República.
Com formas retas e curvas, que mais parecem esculturas do que apenas edifícios, os traços de Oscar Niemeyer compõem com inovação e modernidade o título de Patrimônio Cultural da Humanidade, dado à cidade em 1987 pela Unesco (Organização das Nações Unidas)

O arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer, que completaria 105 em 15 de dezembro, faleceu às 21h55 desta quarta-feira (5). Foi um dos profissionais mais premiados e influentes do mundo. Seu trabalho, sempre cheio de curvas em concreto que tornavam seu estilo inconfundível, marcou a paisagem urbana do Brasil e de outros países. Oscar Ribeiro de Almeida de Niemeyer Soares Filho nasceu no bairro das Laranjeiras, na Zona Sul do Rio de Janeiro, no dia 15 de dezembro de 1907. Apaixonado por futebol e pelo Fluminense, Niemeyer chegou a jogar no time juvenil do clube de Laranjeiras.





“O que me atrai é a curva livre e sensual. A curva que no encontro sinuoso dos nossos rios, nas nuvens do céu, no corpo da mulher preferida. De curva é feito todo o universo. O universo curvo de Einstein”.


Fonte: 
http://noticias.r7.com/distrito-federal/noticias/tracos-de-niemeyer-fazem-de-brasilia-referencia-mundial-em-arquitetura-contemporanea-20121205.html
http://g1.globo.com/pop-arte/noticia/2012/12/oscar-niemeyer-fez-historia-na-arquitetura-mundial.html
http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/628643-arquiteto-oscar-niemeyer-morre-aos-104-anos-no-rio.shtml
Imagem: http://www.viagemdeferias.com/mapa/plano-piloto-grande.gif
Frase: http://www.mundodastribos.com/frases-de-oscar-niemeyer.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário