sexta-feira, 8 de junho de 2012

Gabarito das atividades - 2º Ano / 2º Bim


Página 20

1. Quais são as maiores aglomerações urbanas?
As maiores aglomerações urbanas são: Nova Iorque (21milhões), Los Angeles (16 milhões), Cidade do México (20 milhões), Rio de Janeiro (12), São Paulo (19) e Buenos Aires (13), no continente americano; Londres (11), Paris (11) e Moscou (12), na Europa. Na África, há Lagos, com 10 milhões de habitantes. Na Ásia, Istambul (12), Téhéran (11), Déli (17), Karachi (11), Mumbai (17), Kolkata (14), Daca (10), Pequim (10), Seul (20), Tóquio (35), Osaka/Kobe/Kyoto (11), Shangai (14), Manila (14) e Jacarta (18).

2. Qual é o continente que apresenta a maior concentração? Como é o desenvolvimento socioeconômico dessa região?
O continente asiático concentra o maior número de grandes cidades, principalmente na China e na Índia. O desenvolvimento socioeconômico desses países é considerado baixo em alguns setores, principalmente os relacionados à população, e são considerados emergentes em relação às taxas de crescimento econômico.

3. Quantas e quais aglomerações urbanas estão localizadas no Brasil?
No Brasil, destacam-se as seguintes cidades: Fortaleza, Recife, Brasília, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba e Porto Alegre.


Página 22

1. Qual é o enfoque do texto?
Aborda um fluxo migratório. Expõe as características diferentes desse movimento, apresentando-o na década de 1970 e na atualidade.

2. Qual é o fluxo migratório que chama a atenção atualmente? Explique:
O que chama a atenção atualmente é o movimento populacional de retorno para os locais de origem. Por exemplo, muita gente está deixando a Região Sudeste e retornando ao Nordeste. As causas apontadas são a redução na oferta de emprego no setor industrial do Sudeste, a implantação de polos econômicos no Nordeste e, também, os programas de transferência de renda do governo federal.

3. Quais são as novidades no fluxo migratório que o texto destaca?
O texto aponta como novidades: a atração exercida pela região metropolitana de Curitiba (PR); E pelo Pará, neste caso, em relação às populações do Nordeste e do Norte, destacando o fato de os migrantes se transferirem sozinhos, sem a família, com a intenção de ganhar dinheiro e retornar.

GABARITO DAS PÁGINAS 24, 25, 26, 27, 28 4 29

1. D
2. B
3. C
4. D
5. 08/16/32/64
6. 03
7. O principal chamariz é a expansão do agronegócio que vem crescendo nos últimos anos com a grande produção de grãos, sobretudo soja, milho e algodão, imensas plantações de cana-de-açúcar (açúcar e álcool) e a criação de gado. Devido a essa produção, aumentam os fornecedores de equipamentos e serviços para a zona rural e a industrialização de seus produtos. Tal situação é importante para a geração de riquezas, atraindo levas de imigrantes das demais regiões.
8. C
9. D
10. B
11. A
12. A
13. C

Nenhum comentário:

Postar um comentário