terça-feira, 30 de outubro de 2012

QUESTÕES DOS CAPÍTULOS 9 E 10 - 1º ANO

 CAPÍTULO 9: Estrutura e características da atmosfera
CAPÍTULO 10: Interação entre elementos e fatores do clima

Estudar também: 
Tipos de chuvas;
Massas de Ar;
Atividades do Positivo.

Obsevar a cruzadinha do final desta postagem.


RESOLVA AS PALAVRAS CRUZADAS ELABORADAS


11.       Aparelho usado para medir a umidade do ar.
22.       É um dos aspectos mais comuns da informação climática.
33.       Quando o ar está saturado, o vapor começa a se condensar, passando do estado gasoso para o líquido, próximo da superfície terrestre.
44.       Forma-se devido às fortes correntes convectivas no interior da nuvem, que transportam as gotas-d’água condensadas para as camadas mais elevadas e frias, onde ocorre o congelamento.
55.       Camada da atmosfera que está em contato com o solo.
66.       Chuva que não atinge a superfície terrestre, pois evapora antes de chegar ao solo.
77.       Fenômeno causado pela mPa (Massa Polar Atlântica), que ao atingir o sul da Amazônia, provoca uma queda brusca de temperatura na região.
88.       Ventos que sopram dos trópicos em direção ao Equador.
99.       Forma de precipitação mais comum, resultado do contato de uma nuvem saturada de vapor-d’água com uma camada de ar frio.

NUMERA A 2ª COLUNA DE ACORDO COM A 1ª:
( 1 ) Alísios
( 2 ) Contra-alísios
( 3 ) Polares
( 4 ) Jet-Sream
( 5 ) Monções

(  4 ) Também conhecido por corrente de jato, formam-se no contato entre o ar frio e o ar quente, com velocidade superior a 120km/h.
(  2  ) Ventos que sopram do Equador para os trópicos.
( 5 ) Ventos que acontecem por causa de diferenças de aquecimento e resfriamento entre o continente e o Oceano Índico e, pela configuração do relevo.
(     ) Sopram durante o dia, do mar para o continente e, durante a noite, do continente para o mar.
(  1  ) Ventos que sopram dos trópicos para o Equador.
(  3 ) Ventos frios que sopram dos pólos para as latitudes médias, atuando nas regiões entre 40° e 60° de latitude norte e sul.



COMPLETE AS LACUNAS EM BRANCO:
1.        troposfera  é a camada da atmosfera que está em contato com o solo.
2.       Mais de 75% do peso do ar e quase a totalidade do vapor de água e dos aerossóis estão na camada da atmosfera, denominada troposfera
3.       A estratosfera  estende-se da tropopausa até cerca de 50km acima do solo.
4.       Na estratosfera, a atmosfera  é bastante rarefeita, menos densa e a umidade é escassa, sendo pequena a quantidade de poeira, a qual, geralmente, provém de grandes erupções vulcânicas.
5.       Entre 50 e 80 km de altura, encontra-se a mesosfera, cujas temperaturas podem chegar a -90°C aos 80km e a pressão atmosférica é muito baixa.
6.       A termosfera  encontra-se entre 80 e 400km; e a exosfera, acima de 400k. Elas correspondem às porções mais elevadas da atmosfera, compostas por camadas sucessivas de partículas chamadas íons, responsáveis por refletirem os sinais de rádio ao redor da Terra.
7.       A umidade absoluta  é a quantidade de vapor de água existente na atmosfera em um dado momento.
8.       As brisas marítimas sopram do mar para o continente e acontecem durante o dia.
9.       As brisas terrestres ou continentais acontecem durante a noite e sopram do continente para o mar.
  1. As auroras polares  correspondem ao impacto entre as partículas de energia eletromagnética do Sol, atraídas pelo campo magnético da terra e a exosfera
  2. Quanto menor  a latitude, mais elevadas serão as temperaturas médias e, quanto maior  a latitude, menores as temperaturas médias.
  3. A configuração  do relevo continental e suas altitudes  influenciam os elementos do tempo.
  4. Por causa de sua capacidade de se aquecer e perder calor muito mais lentamente do que as áreas continentais, as águas oceânicas  funcionam como um verdadeiro regulador térmico.
  5. As áreas costeiras  normalmente são regiões muito úmidas e as amplitudes térmicas tendem a variar pouco, pois a proximidade com o mar  ameniza os extremos de temperatura.
  6. À medida que ocorre o afastamento da costa para o interior dos continentes, a amplitude térmica aumenta, pois a umidade diminui.
  7. O termograma é o registro contínuo das temperaturas do dia que é feito pelo termógrafo ou termômetro autorregistrador.
  8. Com a coleta das temperaturas máximas e mínimas calcula-se a variação térmica.
  9. A pressão atmosférica  é a força que o peso do ar exerce sobre a superfície terrestre e pode ser medida por meio do barômetro.
  10. Quanto maior a altitude, menor  a pressão atmosférica.
  11. Quando a temperatura aumenta, o ar se dilata e fica mais leve, dando origem às áreas de baixas pressões.
  12. Quando a temperatura diminui, o ar se comprime e fica mais denso, dando origem às áreas de altas pressões atmosféricas.
  13. A atmosfera tem um limite para conter o vapor-d’água, quando o limite é atingido, diz-se que o ar está saturado
  14. O ponto de saturação é a capacidade máxima da atmosfera em conter vapor-d’água.
  15. Quanto maior a temperatura, maior é o ponto de saturação.
  16. A umidade relativa é a relação entre a umidade absoluta e o seu ponto de saturação, medida em porcentagem.
  17. A condensação que ocorre nas altas camadas atmosféricas dá origem às nuvens e quando ela ocorre junto à superfície terrestre, forma os nevoeiros
  18. O orvalho forma-se durante a noite pelo resfriamento do ar junto à superfície, pois o ponto de saturação baixa, permitindo a condensação do vapor-d’água.
  19. Quando a temperatura da superfície atinge o ponto de congelamento antes de ocorrer a saturação, o vapor transforma-se diretamente em uma delgada camada de gelo, denominada geada.
  20. A neve ocorre quando a cristalização do vapor-d’água com temperatura próxima a 0°C e com umidade do ar próxima ou superior a 80%. A precipitação sai líquida da nuvem e a solidificação ocorre antes de atingir a superfície terrestre.
  21. Os ventos que sopram em torno de um centro de baixa pressão denominam-se ciclônicos
RESPONDA:
1.       O que são ventos polares?
São ventos frios que sopram dos pólos para as latitudes médias, atuando nas regiões entre 40° e 60° de latitude norte e sul.
2.       O que é pressão atmosférica?
Pressão atmosférica é a força que o peso do ar exerce sobre a superfície terrestre e pode ser medida por meio do barômetro.
3.       O que é tempo?
Tempo é o estado da atmosfera em determinado momento, em determinado lugar.
4.       Conceitue clima:
É o registro das características do tempo atmosférico de um local, sistematicamente coletadas e analisadas por um período de 30 anos.
5.       O que é climatologia?
Climatologia é a ciência que estuda os fenômenos da atmosfera no contato com a superfície terrestre e a distribuição espacial desses fenômenos.
A análise das características do tempo atmosférica, o padrão de domínio dessas características e a indicação do tipo climático são de responsabilidade da climatologia.
6.       Quais são os elementos formadores do clima?
Radiação, temperatura, umidade do ar, precipitação, padrão de ventos, nebulosidade e pressão atmosférica.
7.       Quais são os fatores que influenciam o clima de um determinado local?
Latitude, altitude, configuração do relevo, maritimidade, continentalidade. Também


******************************************

RESOLVE AS PALAVRAS CRUZADAS
11.       Corresponde ao registro das características do tempo atmosférico de um local, sistematicamente coletados e analisados por um período de 30 anos.
22.       Ciência que analisa as características do tempo atmosférico, o padrão de predomínio dessas características e a indicação do tipo climático.
33.       Estado da atmosfera em determinado momento, em determinado lugar.
44.       Ciência responsável por coletar informações sobre os elementos que compõem o tempo atmosférico, pela aferição dos equipamentos e pela previsão do tempo, estudando a atmosfera e seus fenômenos.
55.       Camada da atmosfera que está em contato com o solo. Mais de 75% do peso do ar e quase a totalidade do vapor e dos aerossóis estão nessa camada.
66.       Característica do ar conforme aumenta a distância da superfície terrestre e a quantidade de oxigênio diminui.
77.       Ameaça constante à camada de ozônio porque contêm cloro, flúor e carbono (clorofluorcarbono).
88.       Fenômeno causado pelo impacto entre as partículas de energia eletromagnética do Sol - atraídas pelo campo magnético da terra - e a exosfera.
99.       É constituída por uma porção de gases que envolve a Terra e se divide em camadas com características físicas e químicas específicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário