quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Gabarito das páginas 40 e 45 - 2º ANO


ATIVIDADE DA PÁGINA 40

1.       Com base nas informações mostradas no mapa, quais são as principais áreas mineradoras no Brasil?
As principais áreas relacionadas às atividades de mineração estão no Quadrilátero Ferrífero de Minas Gerais e na província mineral de Carajás.

2.       Quais minerais são encontrados nessas áreas?
No Quadrilátero Ferrífero de Minas Gerais podem ser encontrados a bauxita, o nióbio, o ferro, o níquel e, principalmente, o manganês;
Na província mineral de Carajás, ouro, estanho, cobre, níquel e diamantes.

3.       Pesquise como é a produção brasileira dos principais minerais citados anteriormente.
O Brasil é considerado o segundo maior produtor de minério de ferro; o terceiro produtor de bauxita, com destaque para os estados de MG e PA. Em relação ao cobre, o Brasil ocupa o décimo quinto lugar na produção desse minério. É o sexto maior produtor de estanho, com destaque para os estados do Amazonas e de Rondônia. É o décimo segundo produtor mundial de ouro, com destaque para os estados de MG, GO, BA e PA.


ATIVIDADE DA PÁGINA 45

1.       Por que a expressão “energia limpa” não é adequada? Você concorda?
O engenheiro João Wagner Alves explica que a expressão “energia limpa” é utilizada e interpretada de forma incorreta, pois o uso de qualquer fonte de energia envolve impactos tanto positivos (benefícios para a sociedade) quanto negativos (malefícios para o ambiente e para a mesma sociedade que dela se beneficia). Sempre haverá algum efeito tanto ambiental, quanto social.

2.       Há opiniões contraditórias em relação ao uso da energia nuclear para gerar energia elétrica. Explique:
A produção de energia elétrica por meio de minerais radioativos (energia nuclear) desencadeia opiniões controversas. Alguns especialistas defendem o seu uso por não gerar gases nocivos para o ambiente, mas, ao mesmo tempo, a sua utilização é criticada pelos riscos radioativos que afetariam o ambiente e a população por muitos anos, inviabilizando o uso de extensas áreas geográficas.

3.       Quais são os possíveis impactos causados pelas hidrelétricas?
A construção de barragens para gerar energia elétrica por meio da força da água de rios também causa opiniões controversas. Sua construção não gera gases poluentes, mas afeta o ambiente, pois altera a dinâmica hídrica do rio, prejudica os fluxos migratórios tanto de animais terrestres e aquáticos, quanto das aves, além disso, promove o desmatamento das margens de rios. Em relação à sociedade, produz uma série de problemas, como o fato de muitas famílias terem de deixar suas propriedades devido à formação do reservatório.


ATIVIDADE DA PÁGINA 46

a) Qual a atividade econômica que predomina nas fotos?
Extrativismo mineral – mineração

b) Em qual setor econômico se encaixa essa atividade?
Primário

c) Quais minerais são extraídos nesses locais?
Itabira/MG (Pico do Cauê) – Minério de ferro (A origem da mina foi com a extração do ouro).
Cajati/SP (Valei do Ribeira) – Fosfato (teve sua origem também com o ouro).
Yakutia/Rússia - Diamante
Itabira/MG (Mina de Minério da Valei) - Minério de ferro de baixo teor.
Miacu/GO (Mina Cana Brava) - Amianto

d) Onde e para que são utilizados esses minerais?
Itabira/MG (Pico do Cauê) - É extraído da natureza sob a forma de minério de ferro que, depois de passado para o estágio de ferro-gusa, através de processos de transformação, é usado na forma de lingotes. Controlando-se o teor de carbono (o carbono ocorre de forma natural no minério de ferro) dá-se origem a várias formas de aço. (Wikipédia)
Cajati/SP (Valei do Ribeira) – O fosfato é utilizado na agricultura, para tratamento do solo, em cultivos orgânicos.
Yakutia/Rússia - Os diamantes geralmente são comercializados como gemas preciosas, mas podem ser convertidos em grafite.
Itabira/MG (Mina de Minério da Valei) - A companhia Vale lançou um projeto de reaproveitamento dos minérios pobres, com baixo teor. Estes eram descartados ou iam para pilhas ou barragens (lagos) de resíduos. Agora serão reaproveitados pela vale e e utilizados como matéria-prima na fabricação do aço.
“Após o processamento nas unidades que estarão prontas em 2014, o minério pobre de Itabira será concentrado e passará a ter 67% de ferro. […] há uma demanda crescente da China e do Japão por minérios de maior qualidade.” (Folha Uol – Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/fsp/mercado/me2806201116.htm)
Miacu/GO (Mina Cana Brava) - Foi largamente utilizado na construção de telhas e caixas d'água. Atualmente seu uso é controlado por uma lei federal, pelos danos causados por contato com o amianto. Os estados do Rio Grande do sul e São Paulo proíbem a utilização de amianto na construção civil.

ATIVIDADES DA PÁGINA 52
1 – C
2 – E
3 – D
4 – B

Nenhum comentário:

Postar um comentário