segunda-feira, 20 de agosto de 2012

GABARITO DAS ATIVIDADES -6ª SÉRIE


RESPOSTAS DAS ATIVIDADES DAS UNIDADES 4 E 5 DO 2º VOLUME DO POSITIVO

UNIDADE 4 - PÁGINA 33

Discuta estas questões com seus colegas:
a) De que fala o texto? Explique
Fala sobre o lixo para mostrar as consequências do seu acúmulo sem tratamento.
b) Na sua casa se produz muito lixo?
Resposta pessoal
c) Como é feita a coleta de lixo na sua rua? Quantas vezes por semana?
Resposta pessoal
d) Para onde o lixo é levado?
O lixo é levado para a Secretaria de Obras, onde é acondicionado e feito o transbordo para o município de Candiota.
e) Seu município faz coleta seletiva do lixo:
Sim, por meio da Cooperativa dos Catadores – COADESP.
f) O que é um aterro sanitário? Pesquise e anote em seu caderno.
É um local onde o lixo é confinado sem causar maiores danos ao meio ambiente. O lixo é comprimido por máquinas, que diminuem o seu volume. Com o trabalho do trator, o lixo é empurrado, espalhado e amassado sobre o solo (compactação), e posteriormente,, coberto por uma camada de areia, o que minimiza odores, evita incêndios e impede a proliferação de insetos e roedores.
g) O que devemos fazer para reduzir a produção de lixo?
Resposta pessoal.

PÁGINA 36 DO 2º VOLUME DO POSITIVO

a) Qual das classes apresentadas no gráfico consome mais energia?
A classe industrial.
b) Quais medidas podemos tomar para diminuirmos o consumo de energia?
Para se economizar energia, pequenos cuidados são necessários: reduzir o tempo no banho, desligar a luz quanto não há ninguém no cômodo, desligar a TV quando não estiver assistindo, etc...

PÁGINA 37 

a) Será que todos os trabalhadores têm condições de buscar uma requalificação? Explique:
Nem todos. As camadas mais pobres da sociedade passam por grandes dificuldades, tanto por falta de dinheiro, quanto por falta de escolaridade. Normalmente, são essas pessoas que também não têm acesso à tecnologia, por isso, os governos devem investir em educação e profissionalização da população.
b) Por que razão nem todas as pessoas têm acesso à tecnologia?
Em razão das diferenças de rendas. Quanto menor a renda, maior a dificuldade de acesso à tecnologia.
c) Em quê o governo deveria investir para atender a essa população despreparada?
Principalmente em educação formal e tecnológica.

REVISANDO – PÁGINA 37

1) O que o crescimento das cidades e a atividade industrial têm em comum? Explique:
À medida que as indústrias se instalaram nas cidades, mais pessoas de dentro e fora do país se sentem atraídos pela possibilidade de emprego.
2) O que é região metropolitana?
É uma região densamente urbanizada, constituída por municípios que, independente de sua vinculação administrativa, fazem parte de uma mesma comunidade socioeconômica e cuja interdependência gera a necessidade de coordenação e realização de funções públicas de interesse comum.
3) O que é hierarquia urbana?
A hierarquia urbana, de acordo com o IBGE, está associada à influência que exercem as cidades maiores sobre as menores. Essa hierarquia está baseada na noção de rede urbana, isto é, num conjunto integrado de cidades que estabelecem relações econômicas, sociais e políticas entre si.
4) Por que São Paulo é considerada uma metrópole nacional?
Porque, pelos meios de comunicação, exerce controle sobre os principais sistemas de comunicação que difundem as inovações por todo o país.
5) A infraestrutura de sua cidade é satisfatória? Justifique sua resposta.
Não. A rede de esgotos não atende toda a população e o sistema de transporte coletivo não é eficiente e satisfatório.
6) Quais são os problemas urbanos mais comuns em sua cidade? Troque ideias com seus colegas e anote sua resposta em seu caderno.
A rede de esgoto não atende toda a cidade, a linha transporte coletivo é deficitária, falta calçamento em muitas ruas do conjunto urbano, etc.
7) Qual relação pode ser estabelecida entre desemprego estrutural e falta de capacitação profissional?
Muitas pessoas perdem seu emprego por não terem a capacitação técnica necessária para continuar n função, principalmente em grandes centros.

UNIDADE 5 - PÁGINA 38

a) Do que trata a tirinha? Explique.
Trata de um diálogo entre dois colegas (um deles é o Chico Bento) sobre as atividade que seus pais têm no campo, no caso, a criação de animais.
b) Que espaço está sendo retratado na tirinha?
O espaço rural.
c) As roupas que Chico Bento e seu colega usam indicam o espaço a que eles pertencem. A que espaço os personagens pertencem? Explique.
Chico bento pertence ao campo e seu colega à zona urbana, apesar de seu pai desenvolver atividade de criação de gado no campo.
d) A tirinha faz referência a que tipo de atividade praticada na zona rural?
A pecuária.

PÁGINA 41

a) Em quais estados brasileiros há maior concentração da atividade agropecuária?
Há áreas de maior concentração nos estados do RS, SC, PR, SP, MS, GO e MG.
b) Quais são os estados de menor ocupação agropecuária? Por que nesses estados há pequena área agrícola?
AC, AM, RR, AP e PA. Isto acontece, basicamente, pela presença da Floresta Amazônica.
c) Em seu estado, qual destas atividades predomina: agricultura ou pecuária? Explique.
A área rural do RS se encontra dividida entre agricultura e pecuária.
d) Quais produtos agrícolas apresentam maior produtividade na sua unidade da federação?
Soja, trigo, milho e arroz.

CONTINUAÇÃO DA PÁGINA 41

A que problema natural, relacionado à atividade agrícola, o trecho está se referindo? Ele já ocorreu no Estado onde você mora? Que medidas poderiam ser tomadas para minimizá-lo? Escreva as suas conclusões em seu caderno.
O problema é a seca. Já aconteceu no Rio Grande do Sul, provocando perdas nas plantações. Como medidas para minimizar o problema das secas podemos citar: - A companhamento da captação de água subterrânea e abertura de poços artesianos; - Avaliação e monitoramento das reservas hídricas superficiais e subterrâneas.


PÁGINA 44

a) Em qual Região do Brasil há maior produção de grãos?
Região Sul.
b) E o Sudeste, em que posição se encontra?
A Região Sudeste ocupa o terceiro lugar na produção de grãos.
c) E a Região a que pertence sua Unidade da Federação?
A Região Sul é a maior produtora de grãos do país.

PÁGINA 51

a) Do que fala o texto? Explique.
Sobre a agroindústria do cupuaçu. A trasformação do cupuaçu em cupulate, além de outros produtos derivados dele.
b) A que outra fruta se assemelha o cupuaçu?
Ao cacau.
c) A plataforma industrial desenvolvida pela Embrapa irá trazer vantagens para a população que vive do cupuaçu. Explique.
Esta plataforma irá transformar a matéria-prima em produtos para serem comercializados com a indústria de cosméticos e de chocolate.

PÁGINA 52 DO 2º VOLUME DO POSITIVO
  1. Quais as diferenças entre a pecuária extensiva e intensiva?
Pecuária extensiva é aquela em que o animal é criado solto, sua alimentação é a pastagem natural e os cuidados com a saúde e higiene do animal são restritos.
Pecuária intensiva é aquela em que o animal é criado em espaços mais restritos. O gado é confinado, com alimentação balanceada e cuidados com saúde e higiene.
  1. Que tipos de produtos agropecuários a sua região produz? Qual é o destino dessa produção?
Resposta pessoal
  1. Observe a imagem:
  1. Que problema climático relacionado à agricultura a imagem está mostrando?
A seca.
  1. Esse problema é comum no Brasil? Que atitudes poderiam ser tomadas para minimizá-lo?
É um problema que acontece periodicamente no país, sobretudo no semiárido nordestino. Para minimizar esse problema, deve-se utilizar a água com cautela e instalar açudes (reservatórios de água) para serem utilizados no período de estiagem.
  1. Diferencie latifúndio de minifúndio:
Latifúndio – grande propriedade rural, geralmente sua produção é destinada à exportação.
Minifúndio – pequena propriedade rural, voltada à subsistência e para abastecer o mercado interno.
  1. A erosão traz grandes prejuízos à sociedade. Essa frase é falsa ou verdadeira? Explique:
Verdadeira, pois a erosão provoca o empobrecimento do solo, portanto, a diminuição da produtividade agrícola e pecuária.
  1. O que é agricultura orgânica? Quais as vantagens dela sobre a agricultura tradicional?
Agricultura orgânica é aquela em comunhão com o ambiente. Não agride os recursos naturais, pois aproveita o próprio ambiente para produzir. As vantagens dela sobre a tradicional é que não utiliza agrotóxicos nem produtos geneticamente modificados, que podem causar danos à saúde.
  1. Se você fosse um produtor agrícola, que sistema agrícola usaria? Por quê?
  2. Como anda a saúde de sua família, em termos de alimentação? Não sabe? Quer saber? Então mãos à obra! Inicie essa descoberta trocando ideias com seus familiares. Para isso, faça as seguintes perguntas. Se preferir, pode criar outras:
  1. Quais são os produtos agrícolas mais utilizados na alimentação por sua família?
  2. Em geral, esses produtos são adquiridos em supermercados ou feiras livres?
  3. Os produtos agrícolas que sua família consome são orgânicos ou não?
  4. Quais as diferenças entre os produtos orgânicos e os não orgânicos? Explique:
Produtos orgânicos são aqueles produzidos sem agredir o ambiente. Produtos não orgânicos se utilizam de insumos agrícolas, pois o objetivo é o lucro, por isso, nem sempre respeitam a natureza.
Traga os dados que você coletou para a sala de aula, junte-se a seus colegas e seu professor e construam um gráfico de pizza, com os dados referentes ao consumo de produtos orgânicos e produtos não orgânicos.
  1. A que conclusão você e sua turma chegaram?
    Resposta pessoal.

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