quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Gabarito das atividades do Capítulo 12 - 1º ANO


Página 12

  1. Quais são os efeitos do El Niño na América do Sul:
Na Colômbia, Venezuela, Suriname, Guiana e Guiana Francesa, o índice pluviométrico aumenta. Na costa ocidental da América do Sul, as chuvas concentram-se nos meses de verão, e nas regiões central e sul do Chile, elas ocorrem no inverno. Na porção andina do Equador, do Peru e da Bolívia, ocorre redução no volume de chuvas. No Paraguai, na Argentina e no Uruguai, durante a primavera e o verão, as chuvas ficam acima da média.

  1. E no Brasil, quais regiões são afetadas com o aumento de chuvas?
Na Região Sul, as chuvas são abundantes e, na Região Centro-Oeste, ocorre uma tendência das chuvas superarem as médias históricas.

  1. Quais são as conseqüências do El Niño para a região onde você mora?
As precipitações são abundantes, principalmente na primavera (de setembro a dezembro) e de maio a julho. É observado também um aumento da temperatura do ar.

Página 61
  1. E
  2. A
  3. Trata-se do Protocolo de Kyoto, no qual foram criadas alternativas e estabelecidas metas globais para que os países pudessem alcançar as metas de redução de emissão de gases causadores do efeito estufa.
  4. Corresponde ao efeito estufa, responsável pela elevação da temperatura média do planeta, o que provocará mudanças no regime de chuvas e no derretimento de geleiras, ocasionando uma elevação do nível do mar na Terra.
  5. - Aquecimento global, provocado pela aceleração do efeito estufa, que tem como causas principais as emissões de gases poluentes pelas atividades industriais e pela queima de combustíveis fósseis.
- Inundação das regiões litorâneas, arruinando economias dependentes do turismo.
- Derretimento das geleiras e consequente elevação do nível dos oceanos.
  1. A
  2. C
  3. B
  4. A
  5. B
  6. Soma 60 (04+08+16+32)

Nenhum comentário:

Postar um comentário